UNIESP – Mooca: Pedagogia da FIP promove a VI Semana da Educação
TERÇA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2015

A coordenação e corpo docente do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Paulistas - FIP promoveram entre os dias 13 a 16 de outubro, a VI Semana da Educação. Na ocasião, foram realizados vários eventos com a participação dos alunos e professores dos períodos diurno e noturno.

Mooca-Pedagogia-da-FIP-promove-a-VI-Semana-da-EducacaoA Semana, que abordou nesta edição o tema “Comunicação Tecnológica: um fazer na prática docente”, ofereceu aos alunos a oficina “A Neurociência e os Jogos na Educação”, ministrada pelo professor Esp. Marco Aurélio Bassi, além de outras importantes palestras, como:  "Tecnologia: uso pedagógico em sala de aula", proferida pelo docente Ms. Francisco Possebom; “Tecnologias na Educação: uma questão de atitude interdisciplinar”, brilhantemente apresentada pela professora Ms. Rosiris Maturo Domingues;  e  “O Uso da Tecnologia Móvel na Sala de Aula”, na qual a  professora  Ms. Márcia Pereira compartilhou a sua pesquisa e experiência sobre como a tecnologia móvel possibilita novas alternativas para o processo de ensino e de aprendizagem.

A participação dos alunos também foi fundamental para o sucesso do evento.  A aluna Ângela da Conceição, formanda da turma de 2015/2, apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso “O Brincar na Educação Infantil”.

Já as turmas do curso expuseram o processo e o produto do projeto “Comunicação Tecnológica: um fazer na prática docente” desenvolvido, durante o semestre, para o Trabalho de Curso Interdisciplinar. Tal projeto teve o intuito de desenvolver um olhar interdisciplinar sobre a presença da linguagem tecnológica na rotina e no ambiente escolar, apresentar uma análise crítica de como as TIC’s podem colaborar com o aprendizado significativo dos alunos e como lidar com alguns pontos ainda geradores de conflitos presentes nesta prática.

O graduando de Pedagogia necessita ter o contato com a tecnologia e suas linguagens, para que possa compreender o quanto sua rotina de trabalho será influenciada por esses elementos, seja na elaboração de sua aula, na escolha de novas estratégias e em sua própria formação.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Vera Regina de Sá da Costa, afirmou que as atividades na VI Semana da Educação possibilitaram aos alunos uma reflexão sobre as novas formas de trabalho, comunicação, relacionamento, pensamento, ensino e aprendizagem na sociedade atual e suas influências  na organização de estratégias para a atualização do processo educacional  com  o uso da tecnologia na sala de aula.

“Foi um evento de suma importância, pois além de agregar conhecimentos à formação dos futuros pedagogos, valorizou a profissão que almejam conquistar”, comentou diretor da FIP, professor Ms. Sílvio Donisete Vieira dos Santos.