UNIESP Mooca: FIP promove Semana Intercursos
QUINTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2016

A Semana Intercursos das Faculdades Integradas Paulista – FIP, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de maio, envolveu os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia.

UNIESP – Mooca: FIP promove Semana Intercursos “Educação, Escola e Família: tríade da transformação social” foi o tema norteador da semana, que ofereceu vários eventos para os alunos da FIP, planejados pela equipe docente e pelas professoras coordenadoras Tânia Regina Seixas, do curso de Ciências Biológicas, Tânia Regina França, do curso de Educação Física, e Vera Regina de Sá da Costa, do curso de Pedagogia.

Os alunos do curso de Educação Física, além de apresentações de excelência intituladas “Influência da cultura afro-indígena-brasileira”, “Quebrando a corrente, sua alma conta a liberdade”, “Grupo Brasil TUPI” e “Fábrica de Bonecos”, promoveram a oficina sobre “Artes Marciais -  ‘Luta’ contra a violência na Escola” e a “Oficina Aventureiros”, envolvendo atividades como corridas, patins, parkour e skate. Os torneios interativos de ping pong e bolinha de gude premiaram os campeões e a torcida mais animada no final do evento.

O curso de Ciências Biológicas organizou uma Gincana Pedagógica Ambiental, que envolveu com dinamismo e entusiasmo todos os participantes da semana.

Para aprofundar o tema da semana, o curso de Pedagogia promoveu as palestras “Escola e Família na prevenção de acidentes domésticos com crianças” e “Projeto Flor de Liz”, ministrada pela Organização Social Instituto Vida São Paulo, que contribuiu com valiosos esclarecimentos aos ouvintes.

A professora Ms. Maria Tatiana Pita, assessora pedagógica nas Editoras Ática e Scipione e do Grupo Somos Educação, discorreu em sua palestra sobre a “Escola do século XXI: definindo papéis sociais”.

O tema, que nomeou a semana, foi pesquisado pelos alunos no curso de Pedagogia durante todo o semestre para o desenvolvimento do Trabalho Interdisciplinar de Curso. As pesquisas, teórica e prática, foram demonstradas, havendo também uma explanação acadêmica por meio de atividades culturais elaboradas por eles, como teatro de sombra, peça teatral, dança e musical. A Dança Sênior, conduzida pela professora Maria Denilce Aparecida Gomes Xisto, alegrou e movimentou toda plateia.