UNIESP Mooca: Pedagogia FIP apresenta Projeto Interdisciplinar
SEGUNDA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2013

Em 13/11 último, no auditório das Faculdades Integradas Paulista – FIP, o Curso de Pedagogia apresentou o Projeto Interdisciplinar “Com os Olhos na Arte: uma possibilidade de construir saberes”.  A partir desse tema, sob a orientação dos professores do curso e coordenação da professora Vera Regina de Sá da Costa, os alunos pesquisaram as diversas possibilidades do ensino da Arte.

Cada turma escolheu um título a ser pesquisado para elaborar um Projeto de Ensino da disciplina de Arte direcionado à Educação Infantil ou aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os conteúdos demonstrados nas brilhantes apresentações valorizaram a compreensão da Arte como cultura, do artista como ser social e dos alunos como produtores e apreciadores das manifestações artísticas.

Os estudantes do primeiro semestre, que não participam da elaboração do Projeto Interdisciplinar, exibiram a resenha do livro de Ron Clark, “A Arte de Educar Crianças”, atividade que desenvolveram como introdução à pesquisa. Para complementar o evento e com objetivo de incentivar os graduandos e ressaltarem a importância da pesquisa acadêmica na construção de conhecimentos, a professora Patrícia Santos do Nascimento Ignácio, formada na FIP, discorreu sobre o seu trabalho de conclusão de curso: “O papel do estágio na formação do educador: o processo de aprendizagem do estagiário de Pedagogia”.

O professor Sílvio Donisete Vieira dos Santos, diretor da IES, parabenizou professores e alunos pelo trabalho realizado. “Acredito na escola, na faculdade, nas instituições de ensino em movimento, na ação, na reflexão e na produção de novas ideias. E pelo que pude perceber isso vem acontecendo no Curso de Pedagogia da FIP”, comentou.