UNIESP – Mooca: Pedagogia da FIP realiza visita técnica ao Zoológico
QUARTA-FEIRA, 4 DE DEZEMBRO DE 2013

No último dia 22/11, alunas do 5º semestre do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Paulista – FIP realizaram uma visita técnica ao Zoológico da Cidade de São Paulo/SP. A visita aconteceu dentro da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências, sob a responsabilidade do professor Ms Rulian Ricardo Faria.

As estudantes e o docente percorreram as diferentes áreas e setores do Zoológico realizando observações, discussões e questionamentos sobre a fauna e flora ali existentes, além de outros assuntos pertinentes a esta atividade prática.

O Zoológico paulistano encontra-se inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, um dos mais importantes segmentos de Mata Atlântica. No local, existem algumas das nascentes do riacho do Ipiranga, tão importante sob os pontos de vista histórico e geográfico, e que abrigam dezenas de espécies da fauna e da flora nativas. Esta atividade proporcionou aos alunos entretenimento, conhecimento sobre desenvolvimento de pesquisa e conscientização para a preservação das espécies mantidas em cativeiro, além de lhes ter despertado a consciência ambiental.

A visita teve também por objetivo explorar os ecossistemas e a biodiversidade terrestres, permitindo aos alunos conhecerem os principais grupos animais, principalmente os mamíferos e os ambientes que habitam. Foi discutida durante toda a atividade a relação entre produtores (vegetais), consumidores primários (herbívoros), consumidores secundários e terciários (carnívoros).