UNIESP Mooca: Pedagogia da FIP apresenta Projeto Interdisciplinar
QUARTA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2014

Alunos e professores do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Paulista - FIP reuniram-se no auditório do Centro Universitário Capital - UNICAPITAL no fim de maio último para a apresentação do Projeto Interdisciplinar “Diversidade Cultural: a Influência Afroindígena na Cultura Brasileira e a Prática Pedagógica”. Neste ano, a ação teve como objetivo pesquisar e analisar as possibilidades de propostas pedagógicas que tratam das relações estabelecidas entre as diferentes culturas que convivem no território brasileiro.

uniesp fip projeto interdisciplinarO seu desenvolvimento se desdobra em duas instâncias consecutivas: uma interna, desenvolvida neste semestre e relativa à pesquisa do referencial teórico e à elaboração de projetos didáticos, e outra externa, que se desenvolverá no próximo semestre e na qual se propõe a cada turma uma experimentação prática nas instituições.

Além da orientação dos professores do curso, para complementar a fundamentação teórica foram realizadas, durante o semestre, duas palestras: “Diversidade Cultural”, proferida pelo professor convidado José Wildzeiss Neto, mestre em Comunicação e Semiótica, e “Africanidade e Povos Indígenas”, apresentada pela professora Gislane Azevedo, mestre em História Social. Nessas palestras, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos autores que tratam do assunto e estabelecer um diálogo entre as ideias comunicadas.

As pesquisas e os Projetos Didáticos elaborados pelos alunos, que serão colocados em prática em instituições de ensino durante o segundo semestre deste ano, foram, neste último momento, brilhantemente socializadas por eles com todas as turmas do curso. “Com este Projeto Interdisciplinar pretende-se que teoria e prática, conhecimento e comunidade se aproximem, possibilitando um encontro entre sociedade e ensino superior”, comentou a professora Vera Regina de Sá da Costa, coordenadora do Curso de Pedagogia da FIP.