UNIESP – Mooca: sentidos e conceitos marcam fim de semestre de Pedagogia
TERÇA-FEIRA, 1 DE JULHO DE 2014

Cores, cheiros, sons, sensações, sabores... Foi desta forma que os alunos do 3º semestre do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Paulista – FIP, orientados pela professora Patrícia Rocha, encerraram em 26/06 último as atividades deste semestre da disciplina Educação, Natureza e Sociedade, que corresponde ao eixo de aprendizagens na Educação Infantil sobre os mundos físico e social.

uniesp belenzinho pedagogiaCom o piquenique das cores, os estudantes foram desafiados a trabalhar os cinco sentidos e os conceitos quente/frio, doce/salgado, azedo/amargo, natural/artificial e sólido/líquido.

Durante todo o semestre, eles refletiram sobre as possibilidades de como desenvolver nas crianças a capacidade de observação e a curiosidade para que elas questionem os “comos” e os “porquês” dos fenômenos do mundo e da vida em sociedade.

Já os acadêmicos do 5º semestre de Pedagogia, orientados pela professora Patrícia Rocha, encerraram as atividades semestrais da disciplina Fundamentos e Práticas do Ensino de Artes, em 25/06 passado, ao som de Ravel, Bizet e Vivaldi. A proposta da matéria teve como um dos objetivos a interação com materiais, instrumentos e procedimentos variados, como Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Desenvolveu-se um novo olhar para a Arte por meio da análise das obras de artistas como Monet, Cândido Portinari, Cildo Meireles, Alfredo Volpi, Vick Muniz, etc. Tais vivências possibilitaram aos alunos a expressão e a comunicação por meio da Arte, mantendo atitudes de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão na realização das produções artísticas.

A professora Vera Regina de Sá da Costa, coordenadora do Curso de Pedagogia da IES, parabenizou docente e discentes, e comentou: “Além de envolventes e integradoras, estas atividades possibilitaram aos alunos vivenciarem na prática as reflexões realizadas durante o semestre”.