UNIESP – Mooca: Biológicas da FIP conhece Projeto Tamar
SEGUNDA-FEIRA, 25 DE AGOSTO DE 2014

Nos últimos dias 16 e 17 de agosto, alunos do 3º semestre do Curso de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Paulista-FIP, sob coordenação da professora Ms. Tânia Regina Seixas, realizaram um Trabalho de Campo em Ubatuba-SP com o intuito de visitar o Projeto Tamar e os ambientes regionais.
Na oportunidade, foram conhecidos alguns ecossistemas até então abordados apenas em aulas teóricas, como o Manguezal e o Costão Rochoso. Os alunos participaram também de uma visita ao Aquário da cidade, considerado uma referência nacional.

No Manguezal, o objetivo foi demonstrar de forma prática o funcionamento desse ecossistema de regiões costeiras tropicais e subtropicais, localizado no encontro das águas dos rios com as do mar. Portanto, os manguezais recebem influência tanto do ambiente marinho como do de água doce.

Já no Costão Rochoso, os alunos tiveram contato com o ambiente costeiro formado por rochas, situado na transição entre os meios terrestre e aquático, considerado muito mais uma extensão do ambiente marinho do que do terrestre pois a maioria dos organismos que o habitam está relacionada ao mar. “O trabalho foi extremamente proveitoso e o envolvimento dos alunos quanto às atividades realizadas trouxe real aproveitamento, conciliando os aspectos teóricos e práticos”, disse a professora Tânia.

O Projeto Tamar-ICMBIO foi criado em 1980. Trata-se de um projeto conservacionista brasileiro dedicado à preservação de espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.