•  
 
 
 
 
Rosa Beloto lança livro em São Paulo/SP
TERÇA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO DE 2014
 
 

A diretora de Pesquisa e Extensão da UNIESP, Rosa Maria Mijas Beloto, lançará em breve seu terceiro livro, cujo título é “Colcha de Retalhos – Uma Família Polonesa no Brasil”. O lançamento acontecerá em 21/10 próximo, das 18h00 às 21h30, na Livraria Cultura – Paulista.

uniesp-institucional-lancamento-livroPublicado pela editora Miró Editorial, o livro relata, em forma de cartas, a história da sua família polonesa, que conseguiu vencer a Segunda Guerra Mundial, o Nazismo e o Holocausto utilizando-se de alguns ingredientes indispensáveis: a alegria, o otimismo e a esperança.

Nesta entrevista exclusiva, a autora conta como surgiu a ideia para escrever essa obra e seus próximos projetos.

Comunicação: O que a inspirou a escrever o livro?
Rosa Beloto: Este é o meu terceiro livro e também o mais subjetivo, mais amoroso, porque simulo correspondências com a minha avó polonesa, Bruna. Por meio dessas cartas, conto a história da minha família, que conseguiu dizer não ao Nazismo, à Segunda Guerra, ao Holocausto e, portanto, à morte. O leitor vai saber como foi que eles conseguiram vencer todas essas adversidades. É um livro que tem como tema, principalmente, a perseverança. Através dessa obra, eu não só conto a história da minha família mas também mostro como a alegria, o otimismo, a esperança sempre foram ingredientes indispensáveis para que esta história seja diferente das de outras famílias polonesas da Segunda Guerra.

Comunicação: Então o objetivo do “Colcha de Retalhos” é trazer às pessoas a esperança e a persistência?
Rosa Beloto: Exatamente. Quais são, por exemplo, os ingredientes para não desistir num primeiro obstáculo, num primeiro problema? Sempre pensar que algumas pessoas passaram por situações muito piores, mais sérias, quase impossíveis de serem resolvidas. E com alegria, com esperança, com fé em Deus, conseguiram superar. Então, a perseverança, a esperança, o otimismo, o pensamento positivo são o segredo.

Comunicação: E como surgiu a ideia de trabalhar este tema e trazer a história da sua família como um exemplo?
Rosa Beloto: De vez em quando eu contava alguns episódios em que os meus tios e os meus pais foram protagonistas, e as pessoas falavam: “Nossa, isso parece tema de novela, parece algo inacreditável!”. E aí, eu resolvi colocar isso em forma de livro.

Comunicação: Como é ter esse presente nas mãos e ver a história da sua família publicada?
Rosa Beloto: É muito emocionante. Eu não consegui deixar de passar isso nas cartas que eu “envio” para a minha avó, relembrando os episódios que ela mesma contava. Nós ficamos mais próximas e ela acabou completando, contando coisas novas que eu não conhecia.

Comunicação: Já está preparando mais algum livro?
Rosa Beloto: Já, para o próximo ano. Ele vai se chamar “Ensaios Literários” e conterá as publicações que eu fiz na Revista Tema, ao longo desses 30 anos de carreira.

Convite especial para os amigos da UNIESP:

Lançamento do Livro “Colcha de Retalhos – Uma Família Polonesa no Brasil”
Local: Livraria Cultura – Paulista (no Mezzanino da Loja de Artes)
Endereço: Avenida Paulista, 2073
Data: 21 de outubro de 2014, das 18h às 21h30



 
 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco