•  
 
 
 
 
UNIESP – Mooca: trabalho de Pedagogia na FIP realça importante data da categoria
SEXTA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2015
 
 
Alunos e professores de todos os cursos oferecidos pelas Faculdades Integradas Paulista - FIP reuniram-se no auditório da instituição, em 20/05 último, para comemorarem o Dia do Pedagogo. O evento aconteceu nos períodos diurno e noturno, quando os alunos de Pedagogia apresentaram o Trabalho Interdisciplinar de Curso que, neste semestre, abordou o tema "Na Educação, o Futuro é Agora: o Desenvolvimento das Competências Socioemocionais". 

uniesp-fip-mooca-trabalho-pedagogia-fip-realca-importante-data-da-categoriaPara aprofundar o assunto, foram programadas importantes palestras. Pós-graduada em Fundamentos de uma Educação para o  Pensar pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, pedagoga, professora no Ensino Fundamental I e na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e autora do livro infantil “Pensando com Sofia”, a professora Patrícia Helena Rocha alertou os futuros pedagogos para o fato de que as crianças menores não conseguem aprender se têm dificuldade em conviver com os outros e controlar suas emoções, e que o êxito acadêmico nos primeiros anos de escola baseia-se nas competências sociais e emocionais. 

Já na palestra "O Caminho das Competências Socioemocionais na Escola", a professora Eny Muniz (pedagoga, especialista em Língua Portuguesa, pós-graduada em Planejamento Escolar e Assessora Pedagógica da Abril Educação) colocou em pauta o preparo dos alunos neste século para controlarem as emoções, alcançarem objetivos, demonstrarem empatia, manterem relações sociais positivas e tomarem decisões de maneira responsável. 

Enriquecendo ainda mais as atividades do evento, compareceram as professoras Vivian Lúcia Zanini Alves e Simone Aparecida Diedo, ambas da E. E. Professora Irene Ribeiro, que foram entrevistadas pelos alunos do 7º semestre sobre a prática relacionada ao tema pesquisado. O Relato de experiência "O Trabalho com as Competências Socioemocionais na Prática", exposto por elas, possibilitou a relação entre a teoria pesquisada e a prática que acontece na sala de aula. 

“Foi um evento importantíssimo pois, além de agregar conhecimentos à formação dos futuros pedagogos, valorizou a profissão que almejam conquistar”, comentou o diretor-geral da FIP, Sílvio Donisete Vieira dos Santos.   
 
 
 

 



 
 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco