Letras da UNIESP se destaca e abre caminho para futuros profissionais
QUINTA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2015

Um dos Cursos de Licenciaturas mais tradicionais e importantes é o Curso de Letras, já que em sua formação são desenvolvidas competências e habilidades que permitem que seu egresso seja um indivíduo, um cidadão e um profissional bem sucedido já no início da realização desse curso.

uniesp-letras-da-uniesp-se-destaca-e-abre-caminho-para-futuros-profissionaisComo é um Curso de Licenciatura, Letras forma profissionais que atuam no magistério, nas escolas da rede oficial e da rede particular de Educação Básica. Isso é verdade: o Curso de Letras forma professores de Língua Portuguesa, de Literatura Brasileira, de Literatura Portuguesa, de Leitura e Produção de Textos, de Língua Inglesa e/ou de Língua Espanhola para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Há, ainda, cursos pré-vestibulares e para Concursos em que o profissional de Letras também pode atuar como professor, assim como o de Língua Estrangeira, que também pode atuar em Escolas de Idiomas.

Em termos de possibilidades de atuação como professor, o egresso do Curso de Letras tem a vantagem de ter uma carga horária robusta de trabalho, já que a oferta de aulas na área é muito grande. Na escola oficial, por exemplo, em que há a falta de professores e grande quantidade de aulas de Português, Inglês e Literaturas, o professor tem aulas atribuídas e emprego garantido para o ano todo. Até professores eventuais ainda não formados sempre têm aulas a ministrar e remuneração delas decorrente. Em suma: não falta trabalho para o professor da área de Letras.

Além do magistério, no entanto, o profissional de Letras tem várias oportunidades de atuação no mercado de trabalho, tais como:
1. Redator ou assistente de redação em editoras de livros, jornais e revistas;
2. Revisor de textos;
3. Elaborador de pareceres que avaliam a publicação de livros didáticos e paradidáticos para editoras;
4. Elaborador e corretor de provas de vestibulares, de concursos públicos, de admissão ou de promoção profissional em empresas;
5. Atuação em Centros Culturais, Centros de Informação, empresas de transportes aéreos ou rodoviários nacionais e internacionais, feiras e exposições e outras atividades de comunicação oral e/ou escrita em Língua Portuguesa e em Língua Estrangeira;
6. Secretaria Empresarial: na elaboração de comunicados, cartas comerciais e outros tipos de correspondências internas e externas;
7. Assessoria e/ou consultoria na análise e elucidação de discursos variados, como documentos organizacionais, legislações, dentre outros, em todas as áreas da empresa, organização ou instituição;
8. Consultoria e pesquisa nas áreas de Língua e de Literaturas Portuguesa e Estrangeira; e
9. Atuação como guia artístico e literário em grupos de turismo ou de estudos (trabalhos de campo) no Brasil e no Exterior.

Essas são algumas das atividades que o profissional de Letras pode realizar e que são pouco divulgadas.
A falta de professores no magistério de Educação Básica e a extinção dos Cursos de Licenciaturas nas faculdades privadas são preocupantes e se tornam ainda mais graves quando se trata de um curso imprescindível como o de Letras. O Grupo Educacional UNIESP, que acredita que a Educação é o meio mais efetivo de evolução humana, mantém a oferta de Cursos de Licenciatura em várias das suas Faculdades e investe na formação de professores e de outros profissionais que fazem a diferença nessa evolução.

Os Cursos de Letras oferecidos nas Faculdades do Grupo Educacional UNIESP têm obtido excelentes resultados nas avaliações do MEC e esperam aumentar ainda neste ano a quantidade de alunos que poderão usufruir dessa qualidade de ensino.

Curso de Letras de qualidade e várias oportunidades no mercado de trabalho? A UNIESP tem!